22 de ago. de 2013

RADIOAMADORES DE TOLEDO TESTAM SISTEMA MÓVEL DE COMUNICAÇÃO DE LONGA DISTÂNCIA


  No último domingo, dia 18 de agosto de 2013, pela manhã, os integrantes do GRATO e do NUDEC-Com realizaram testes com estações móveis em HF (ondas curtas de 40 e 80 metros) no Parque do Povo em Toledo. O objetivo dos testes é verificar a funcionalidade das estações móveis nesse sistema de radiocomunicação, alimentadas exclusivamente por baterias.
  Foram estabelecidos diversos contatos a longa distância, dentro e fora do Estado do Paraná, destacando-se contatos com radiomadores de Medianeira, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Curitiba e Maringá, e também em Porto Alegre no Rio Grande do Sul e Araçatuba em São Paulo.
  Os testes resultaram positivos, mostrando a possibilidade que os radioamadores locais tem de estabelecer rapidamente a comunicação a longa distância, muito importante quando em situações de emergência os meios tradicionais de comunicação mostrarem-se ineficientes.
  O próximo passo é realizar exercício simulados, visando preparar os radioamadores e demais integrantes da defesa civil para enfrentar eventuais situações reais de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário