6 de jun de 2016

RADIOAMADORES DA 4ª CORPDEC REALIZAM SIMULAÇÃO DE REDE DE EMERGÊNCIA


Os radioamadores da 4ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (sede em Cascavel), realizaram no final de semana, das 18:00 horas do dia 04 às 18:00 horas do dia 05 de junho, exercício simulado, objetivando formar uma rede de comunicação de emergência.
O exercício simulado consistiu em uma estação central organizadora, comandada pelo Supervisor da REER na 4ª CORPDEC, Adir Luiz Colombo (PY5ZOZ) e auxiliada pelo radioamador Moisés Cordeiro Muniz (PY5NF). Os radioamadores tinham como função formar contato ponto-a-ponto, com outras estações, dentro e fora da área de abrangência da 4ª CORPDEC. Nesse contato, era obrigatório a menção de uma palavra-passe, que representa uma mensagem emergencial.
Para a estimular a participação, foi adotado o formato de competição, sendo que os contatos estabelecidos e confirmados geram pontos. Os vencedores ainda não foram definidos, pois ainda estão sendo recebidos os relatórios de recepção.
A simulação serviu tanto para o treinamento dos radioamadores, como também para analisar a sua funcionalidade, cujas impressões preliminares, apontam positivamente para o fato que os radioamadores estão aptos a formar uma rede emergencial de comunicação. Os próximos passos visam buscar seu aprimoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário