28 de nov de 2013

II ENCONTRO DOS VOLUNTÁRIOS EM CASCAVEL (reprodução)



A praça da Catedral de Cascavel foi palco do II Encontro dos Voluntários que ocorreu no último dia (23/11), com participação de aproximadamente 140 pessoas, entre voluntários inscritos e indicados pelos municípios da região.

Para a realização do evento a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, contou com o apoio e empenho da 4ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Cascavel) que mobilizou os participantes, incentivou a população e forneceu apoio logístico. Foi fundamental também, o apoio dado pela Arquidiocese de Cascavel que cederam gentilmente o auditório e toda a estrutura da igreja para que o evento acontecesse, de igual forma a Prefeitura de Cascavel que forneceu alimentação aos participantes.

O objetivo do encontro foi promover a interação entre a Defesa Civil e a população civil, buscando estreitar laços e motivar os participantes da importância que exercem para a instituição.
O primeiro momento do Encontro aconteceu no auditório, a abertura do evento foi realizada pelo Major Fernando Raimundo Schunig, posteriormente o Tenente Marcos Vidal apresentou a estrutura da Defesa Civil no estado.
O coordenador adjunto da 4ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Capitão Schinda, realizou uma apresentação sobre as atividades da Defesa Civil na região e também citou o desastre que ocorreu no município de Corbélia, as dificuldades e ações que foram desenvolvidas para atender as necessidades da população.

Contamos ainda, com a palestra do psicólogo voluntário Ayr Belinho, sobre como proceder com as vítimas de desastres abaladas psicologicamente. E a apresentação da Sra. Bernadete Moritz de Oliveira, que é representante do CAV (Centro de Ação Voluntária de Cascavel).

No segundo momento para as atividades práticas foram montadas 5 estações (Primeiros-Socorros, Oficina Temática, feedback sobre Defesa Civil, montagem de abrigos provisórios e montagem de cesta básicas/separação de donativos). Os participantes foram divididos em 5 grupos e a cada 30 minutos trocavam de estação.

A proposta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é realizar outros encontros em outras regionais do estado, ampliando desta forma o número de voluntários e de pessoas capacitadas para auxiliar em desastres reais.
fonte: http://voluntariosddcpr.blogspot.com.br/2013/11/ii-encontro-dos-voluntarios-em-cascavel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário